quarta-feira, 14 de maio de 2014

Tabgha


Localizada a oeste de Cafarnaum, era o lugar das sete fontes, o heptapegon, cujas águas quentes facilitavam a formação de algas e atraiam os peixes. Era um lugar de concentração de pescadores.
Google Maps


No local foi construída a Igreja do Primado de Pedro e, ao lado do templo encontra-se um antigo porto por onde, certamente, Jesus e os discípulos passaram muitas vezes.
Antigo porto ao lado da igreja

É considerado o local onde Jesus chamou os discípulos Pedro e André e os filhos de Zebedeu, João e Tiago, para serem pescadores de homens (Mt 4.18-22).

Aqui também pode ter acontecido a primeira multiplicação dos pães, quando Jesus alimentou uma multidão de cinco mil pessoas, com apenas cinco pães e dois peixinhos (Mc 6.32-43).
Monumento no jardim para lembrar a multiplicação dos cinco pães e dois peixinhos

O segundo milagres da multiplicação de pães foi próximo a Betsaida (Lc 9.16,17), onde nasceram os discípulos Felipe (Jo 12.21), André e Pedro (Jo 1.44), antes de mudarem-se para Cafarnaum.


É, também, provavelmente, o lugar onde Jesus serviu pão e peixe aos discípulos, em sua terceira aparição após a ressurreição (Jo 21.1-14).


Nenhum comentário:

Postar um comentário