terça-feira, 6 de maio de 2014

Cafarnaum


Cafarnaum (em hebraico, Kphar Nahum, aldeia de Nahum) está situada a noroeste do Mar da Galiléia, na margem norte do Mar da Galiléia, próximo a Corazim e Betsaida. Muito perto passava a importante Via Maris, um das principais estradas romanas que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima.

Foi o centro das atividades de Jesus na Galiléia, vivendo aqui cerca de 18 meses, sendo recebido pelos seus habitantes com alegria (Lc 8.40).
Aqui ele realizou muitos milagres: curou o servo do centurião (Mt 8.5-13), curou o paralítico trazido pelos quatro amigos (Mc 5.22-43), curou um leproso (Mc 1.40-45), um homem da mão mirrada (Mc 3.1-5), a mulher do fluxo de sangue (Mc 5.25-34) e a sogra de Pedro (Mt 8.14,15). Também ressuscitou a filha de Jairo (Mc 5.22-43), libertou um endemoninhado (Mc 1.23-26) e curou e libertou a muitos (Mt 8.16).
As ruínas da sinagoga de Cafarnaum são um testemunho vivo de um dos locais onde Jesus esteve muitas vezes.


Apesar de realizar em Cafarnaum muitos milagres, muitos não creram nele e Jesus lhes repreendeu por sua incredulidade (Mt 8.24-27).

Aqui ficava a coletoria na qual trabalhava Levi, o publicano, chamado Mateus, um dos doze (Mc 2.14) e aqui Simão Pedro e André possuíam casa (Mc 1.29). Aqui Jesus pagou o tributo romano com uma moeda achada na boca do peixe (Mt 17.24-27).

Dentre os lugares interessantes estão as ruínas da casa de Pedro, sobre a qual foi construída uma igreja, no período Bizantino. Atualmente, um memorial está construído sobre as ruínas, para preservá-las. Do interior e por baixo, é possível ver o que sobrou da construção do primeiro século.


Assista o vídeo abaixo, com informações arqueológicas sobre Cafarnaum:


Nenhum comentário:

Postar um comentário