quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tel Aviv-Yafo

A moderna cidade de Tel Aviv, vista de Yafo

Provavelmente, o porto mais antigo do mundo, pode ter sido fundada por Jafé, um dos filhos de Noé. O seu nome pode ter origem, também, na palavra Iafa, que significa, em hebraico, "bela". Acredita-se que esse nome foi dado à cidade por causa do brilho do sol que refletia nos seus edifícios. Com a divisão das tribos, pertencia à tribo de Dã (Js 19.47).
Mapa de Jaffa (extraído de Map Israel - http://www.mapisrael.info/tel-aviv/jaffa)

No tempo de Salomão, o rei Hirão trouxe do Líbano toras de madeira que eram descarregadas ali e levadas para a construção do templo e do palácio de Salomão (2Cr 2.16). Esdras também utilizou o porto para receber madeira dos Sidônios (Ed 3.7).
Foi deste porto que o profeta Jonas saiu para Társis, de barco, tendo sido engolido pelo grande peixe, no mar (Jn 1.3). Há uma praça em Yafo que lembra este fato bíblico.
Extraída do site Mochileiros.com (http://www.mochileiros.com/turismo-religioso-israel-perguntas-e-respostas-t66860.html)


Aqui morava Dorcas (Tabita), cuja ressurreição ocorreu por intermédio do apóstolo Pedro (At 9.36-42).
Nessa cidade, Pedro estava hospedado na casa de um amigo chamado Simão, o curtidor e teve a visão de um lençol descido do céu por três vezes, quando ouviu uma voz: "Pedro, mata e come", ao que respondeu: "Nunca coloquei na minha boca nada imundo ou impuro". Em seguida, Pedro recebe a visita de homens enviados por um centurião romano de nome Cornélio, que o esperava em Cesareia (60 km ao norte) para que lhe falasse de Jesus Cristo (At 10.1-22).

Desde a fundação do Estado de Israel a cidade de Yafo está unida a cidade de Tel Aviv, oferecendo um contraste interessante entre o antigo e o moderno: Yafo com mais de 4.000 anos e Tel Aviv construída a menos de 70 anos. Por esta razão se chama Tel Aviv-Yafo. Em 2003 a cidade foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Uma interessante obra de arte instalada em uma praça em Yafo celebra a fé do povo judeu, destacando três grandes eventos: o sonho de Jacó, o sacrifício de Isaque e a queda de Jericó:
Estátua da Fé - Yafo


Nenhum comentário:

Postar um comentário