quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Monte Carmelo



Monte Carmelo é uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. O seu nome (Karmel) significa "jardim" ou "campo fértil". A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo.
Publicada no site http://ferrelljenkins.files.wordpress.com/2010/12/mount_carmel_bibleatlas_crop.jpg

É uma elevação de 525 metros, com um formato de triângulo, tem cerca de 8 km de largura, e 39 km de extensão.

Nesta foto de 1918, da cidade de Haifa, é possível ver, perfeitamente, o formato do monte:
Publicada no site http://i32.photobucket.com/albums/d42/thedards/AerialView1918HaifaCarmel.jpg

O Monte Carmelo é historicamente interessante pela sua conexão com dois grandes profetas de Israel: Elias e Eliseu.
Foi exatamente no monte Carmelo que aconteceu a competição de Deus e Elias contra Baal e seus profetas demoníacos, dominados pelo espírito de Jezabel (1 Rs 18.19). Foi uma batalha entre Deus e Satanás, e não somente de Elias contra toda a nação.
No alto do monte existe uma estátua que lembra este fato:

Foi também no Monte Carmelo que Elias fez descer fogo do céu, que consumiu por duas vezes os 50 soldados com o seu capitão, que o Rei Acazias tinha mandado ali para prender o profeta, em virtude ter este feito parar os seus mensageiros que iam consultar Baal Zebube, deus de Ecrom (2Rs 1.9-15).

Foi também neste monte, que a mulher sunamita que perdera seu filho, foi encontrar-se com o profeta Eliseu e Deus ressuscitou o menino (2Rs 4.8-31).


No ano de 2010 um grande incêndio destruiu boa parte da vegetação do Monte Carmelo. Veja mais detalhes:
Incêndio no Carmelo em 2010

Cesaréia Marítima


Cesaréia localiza-se na costa do Mediterrâneo, no meio do caminho entre Tel Aviv e Haifa. O historiador judeu Flávio Josefo é a principal fonte de informações sobre a construção e a história inicial da cidade, descrita detalhadamente na sua obra Antiguidades Judaicas. Fundada pelo Rei Herodes no século I a.C., na localização de um porto comercial fenício e grego denominado Torre de Straton, Cesaréia foi assim denominada por Herodes em homenagem ao imperador romano César Augusto.
Foi aqui que se realizou o batismo do centurião romano Cornélio (At 10.1-5, 25-28).
O apóstolo Paulo partiu daqui para sua viagem pelo Mediterrâneo oriental, e aqui foi aprisionado e enviado a Roma para julgamento (At 23.23,24).
Orígenes, um dos pais da Igreja, fundou uma academia cristã na cidade, com uma biblioteca de 30.000 manuscritos. No começo do século IV, o teólogo Eusébio, que foi bispo de Cesaréia, aqui compôs sua monumental obra História Eclesiástica, falando dos primórdios do cristianismo, e o Onomasticon, um amplo estudo geográfico-histórico da Terra Santa.
Veja um interessante vídeo sobre a história de Cesaréia:

Tel Aviv-Yafo

A moderna cidade de Tel Aviv, vista de Yafo

Provavelmente, o porto mais antigo do mundo, pode ter sido fundada por Jafé, um dos filhos de Noé. O seu nome pode ter origem, também, na palavra Iafa, que significa, em hebraico, "bela". Acredita-se que esse nome foi dado à cidade por causa do brilho do sol que refletia nos seus edifícios. Com a divisão das tribos, pertencia à tribo de Dã (Js 19.47).
Mapa de Jaffa (extraído de Map Israel - http://www.mapisrael.info/tel-aviv/jaffa)

No tempo de Salomão, o rei Hirão trouxe do Líbano toras de madeira que eram descarregadas ali e levadas para a construção do templo e do palácio de Salomão (2Cr 2.16). Esdras também utilizou o porto para receber madeira dos Sidônios (Ed 3.7).
Foi deste porto que o profeta Jonas saiu para Társis, de barco, tendo sido engolido pelo grande peixe, no mar (Jn 1.3). Há uma praça em Yafo que lembra este fato bíblico.
Extraída do site Mochileiros.com (http://www.mochileiros.com/turismo-religioso-israel-perguntas-e-respostas-t66860.html)


Aqui morava Dorcas (Tabita), cuja ressurreição ocorreu por intermédio do apóstolo Pedro (At 9.36-42).
Nessa cidade, Pedro estava hospedado na casa de um amigo chamado Simão, o curtidor e teve a visão de um lençol descido do céu por três vezes, quando ouviu uma voz: "Pedro, mata e come", ao que respondeu: "Nunca coloquei na minha boca nada imundo ou impuro". Em seguida, Pedro recebe a visita de homens enviados por um centurião romano de nome Cornélio, que o esperava em Cesareia (60 km ao norte) para que lhe falasse de Jesus Cristo (At 10.1-22).

Desde a fundação do Estado de Israel a cidade de Yafo está unida a cidade de Tel Aviv, oferecendo um contraste interessante entre o antigo e o moderno: Yafo com mais de 4.000 anos e Tel Aviv construída a menos de 70 anos. Por esta razão se chama Tel Aviv-Yafo. Em 2003 a cidade foi considerada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Uma interessante obra de arte instalada em uma praça em Yafo celebra a fé do povo judeu, destacando três grandes eventos: o sonho de Jacó, o sacrifício de Isaque e a queda de Jericó:
Estátua da Fé - Yafo